Compras, Cotidiano

Compras Online | 7 dicas infalíveis para economizar

Luíza Alves / / Nenhum comentário
Compras, Cotidiano

Compras Online | 7 dicas infalíveis para economizar

Luíza Alves / / Nenhum comentário

Já falamos aqui algumas vezes que, além da nossa paixão por moda, outra grande motivação para a criação do blog foi poder compartilhar como praticar economia e sustentabilidade voltadas para a esta área. Temos vários posts de customização e DIY, mas hoje a dica é de como comprar aquela peça que você ainda não tem, mais especificamente para comprar online gastando pouco!

1 – Planeje

O maior erro em qualquer tipo de transação financeira é o impulso. Que tal criar antecipadamente uma tabela no computador ou uma página no seu planner só para listar as próximas compras por ordem de necessidade e prioridade de gastos?! Assim você não cria dívidas maiores do que pode pagar e ainda pode se programar para adquirir um produto à vista, por exemplo.

2 – Compare preços

A internet, incluindo o próprio Google, oferece ferramentas que comparam os preços dos produtos em diversas lojas, assim como a evolução dos valores nas últimas semanas. Se a análise mostra que o produto está mais caro do que o normal, vale à pena esperar alguns dias para fazer a compra de maneira mais barata.

3 – Fidelize-se

Procure ficar o mais próximo possível das suas lojas favoritas. Se você assina a newsletter do site há mais chances de receber as ofertas em primeira mão, assim como os seguindo em suas redes sociais, onde geralmente promoções e vantagens são anunciadas, algumas vezes de maneira exclusiva.

4 – Época certa para comprar

Aquele velho hábito brasileiro de “deixar tudo para a última hora” pode ser um grande vilão se tratando de economia. Em datas comemorativas (natal, dia das mães, dia das crianças…) as lojas físicas e online costumam focar no parcelamento (com preços regulares a altos) para atrair clientes. Uma boa dica é comprar com antecedência, pois além de conseguir descontos, você garante que o produto seja entregue a tempo, já que estas são as épocas em que os serviços de postagem ficam sobrecarregados e nem sempre conseguem cumprir prazos.

5 – Use Cupons de desconto

Muita gente não sabe, mas existem sites na internet disponibilizam cupons de descontos (tipo aqueles que os norte americanos dos filmes adoram) de lojas online. Nós conhecemos há um tempo e recomendamos o site Cupom Valido, que oferece promoções e cupons 100% gratuitos sem obrigatoriedade de cadastro.

São centenas de códigos de desconto que vão desde roupas e sapatos à fast foods e transporte.

6 – Acerte na forma de pagamento

Em qualquer tipo de compra, pagar à vista deve ser sempre a primeira opção. Lojas físicas e online costumam dar um desconto maior para quem paga na hora, além do fato de que isso evita dívidas ou gastos além do orçamento.

Se não houver outra forma e a compra tiver que ser feita de forma parcelada, atente-se aos juros (da loja e do cartão). A grande maioria das lojas os acrescentam no valor final (que em alguns casos podem ser bastante abusivos) de compras à prazo. Faça as contas para não acabar levando 1 pelo preço de 2!

7 – De olho no frete

Antes de finalizar a compra, um passo importante é fazer simulações de frete. Pense que o custo de uma compra online não se limita somente ao preço da peça em si. Nessa situação, o frete também pode ter um papel importante para a sua economia.

A escolha do tipo de envio também vai influenciar bastante. Vale à pena comprar com certa antecedência para escolher um serviço de entrega que leva alguns dias a mais mas te faz economizar.

Dica pessoal: sempre procure, principalmente em sites internacionais, a opção de pesquisa por frete grátis. Compare o mesmo produto com o de vendedores onde ele é mais barato, mas com a tarifa para envio. 

 

Existe alguma dica que não citamos aqui mas que você ache que valha à pena ser compartilhada? Qual a dica mais valiosa na sua opinião?

Beijos,

Lu

Previous Story

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply