Cultura, POP

5 documentários de moda para assistir na netflix

Luíza Alves / / Nenhum comentário
Cultura, POP

5 documentários de moda para assistir na netflix

Luíza Alves / / Nenhum comentário

Como já falei algumas vezes aqui no blog, meu gosto pelo mundo fashion não começou com o Cadê Meu Chapéu?. Desde pequena já gostava de escolher meus looks, criar paper dolls e desenhar milhares de roupinhas e sapatos para elas. Mais tarde desenvolvi o gosto pela leitura e por filmes que falavam sobre moda e como o acesso à internet não era muito fácil na época, dava pulos de alegria quando via As Patricinhas de Beverly Hills na Sessão da tarde, ou quando minha mãe me comprava uma revista Capricho. (risos)

Já na fase adulta, comecei a descobrir o mundo dos documentários, me apaixonei por ter a oportunidade de conhecer os bastidores desse universo fascinante. Há algumas noites, passeando pela Netflix, resolvi colocar a palavra moda no campo de busca. O resultado me surpreendeu: diversas produções, algumas inclusive super elogiadas pela crítica. Assisti e vim dividir com vocês as 5 que mais gostei. Confere só:

1. Iris

“Em Iris, o renomado documentarista Albert Maysles de 87 anos de idade, conta um pouco da vida e trajetória da lenda da moda Iris Apfel, de 93 anos de idade, presença de longa data na cena da moda de Nova York. Mais que um filme de moda, o documentário é uma história sobre criatividade e como, mesmo na melhor idade, seu espírito livre continua a inspirar. Iris retrata uma mulher singular, cujo entusiasmo pela moda, arte e pessoas é o sustento da vida e nos lembra que vestir e viver, não são nada senão um grande experimento. Apesar da abundância de glamour em sua vida atual, ela continua a abraçar os valores e a ética de trabalho estabelecidos durante sua educação como mulher de classe média que viveu durante a Grande Depressão.”

Avaliação na Netflix: 5 estrelas.

Avaliação Rotten Tomatoes: 98%.

2. The September Issue

“The September Issue é um filme documentário americano de 2009, que relata o drama dos bastidores que acompanham a editora-chefe Anna Wintour e sua equipe durante a produção da edição de setembro de 2007 da revista American Vogue. O filme dirigido por RJ Cutler e produzido por Eliza Hindmarch e Sadia Shepard gira em torno da criação desta que é tradicionalmente a maior e mais importante produção do do ano da revista, já que setembro é o mês em que as maiores semanas de moda do mundo acontecem. O documentário descreve o esforço que envolve a criação da revista, os bastidores das semanas de moda, as reuniões fechadas e todo o árduo processo por trás da publicação.”

Avaliação na Netflix: 5 estrelas.

Avaliação Rotten Tomatoes: 83%.

3. Casablancas: The Man Who Loved Women

“Alguns caras têm toda a sorte, e certamente parece ter sido o caso de John Casablancas, que faleceu em 2013 aos 70 anos. Não só nasceu rico, bonito e multinacional, sendo educado nas melhores escolas suíças, como e depois acompanhou a alta sociedade, criando a empresa Elite Model Management, que gerou as carreiras de ninguém menos que as supermodelos Cindy Crawford, Naomi Campbell, Linda Evangelista, Gisele Bundchen e Stephanie Seymour – a última que Casablancas namorou por um tempo, como se a vida não fosse suficientemente boa. O documentário apresenta uma longa entrevista individual apoiada por toneladas de pessoal arquivos, clipes de TV e fotos que retrata a realidade nua e crua por trás de sua vida glamourosa.”

Avaliação na Netflix: Não consta.

Avaliação Rotten Tomatoes: Não consta.

4. Jeremy Scott: The People’s Designer

“A história de Jeremy Scott, diretor da marca Moschino e ícone da moda pop com seu estilo único e ornamentado. O filme oferece uma visão aprofundada dos líderes da indústria da moda e das celebridades e conta sua jornada desde a infância humilde na zona rural dos EUA até se tornar um dos designers mais respeitados do mundo, sem comprometer seu estilo arrojado e não convencional. Através de sua trilha em várias semanas da Moda, temos uma história de luta, aceitação e superação.”

Avaliação na Netflix: 5 estrelas.

Avaliação Rotten Tomatoes: Não consta.

5. Sneakerheadz

“É quase inevitável, quem ama esportes, em especial o Basketball provavelmente também ama tênis. O documentário fala sobre a cultura sneaker, como surgiu este mercado e o fanatismo pelos modelos, com depoimentos de Frank The Butcher, Jeff Stample, Mike Epps, Wale entre outros. Mostra também a evolução dos modelos e o alcance na cultura pop.”

Confesso que esse último veio da minha paixão pessoal por tênis. Não é tão grandioso quanto os outros mas ainda sim vale a pena ser assistido para quem gosta e quer se aprofundar no assunto.

Avaliação na Netflix: 5 estrelas.

Avaliação Rotten Tomatoes: 55%.

 

E aí, já assistiu algum desses documentários? O que achou? Me conta qual o seu flime/documentário/série de moda favorito!

Beijos,

Lu

Previous Story
Next Story

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply