6 dicas básicas para fazer suas roupas e sapatos durarem mais
Publicado por: Lu Alves | 06/10/2016

conserve-parte-1Comprar roupas e sapatos novos é sempre uma experiência maravilhosa, né?! Principalmente quando você encontra aquela peça coringa que deseja poder usar para sempre. O problema é que naturalmente eles acabam desgastados e já não ficam tão bem nas produções como antes… Mas calma! O tema de hoje é o primeiro de uma série de quatro posts que vai te ajudar a mantê-los no guarda-roupas por mais tempo e o melhor, com cara de novas! São dicas simples, mas que fazem toda a diferença.Organizar armário

1- Armários limpos e arejados

O mofo e a umidade são os maiores vilões quando o assunto é conservar peças, principalmente quando falamos daquelas que só são usadas em uma determinada estação, como é o caso das roupas de inverno mais pesadas.

Como solucionar?

Retire todas as peças do guarda-roupas, limpe com aspirador e pano úmido e deixe secar bem antes de recolocar tudo em seu devido lugar, coloque junto algo que auxilie a manter o armário e as peças secas e sem mofo. Existem produtos específicos para essa função que podem ser comprados em qualquer supermercado ou loja de produtos especializados em limpeza de roupas. Saquinhos de sílica gel, daqueles que vêm em caixas de sapato também ajudam nessa função.

Importante: deixar as portas abertas por pelo menos uma hora por dia durante os períodos de sol em épocas mais úmidas faz toda a diferença!

Algumas alternativas para quem quer gastar pouco são o giz branco e carvão vegetal, que também são ótimos na absorção de umidade e para evitar o mofo.

No caso de já haverem manchas ou cheiro que indiquem fungos, uma limpeza de todo o armário com pano umedecido em uma solução de 1 litro de água e 4 colheres de vinagre é de bastante ajuda.Quando Lavar

2- Saiba a hora de lavar

Muita gente não sabe mas, você não precisa e nem deve lavar suas roupas toda vez que usar! No entanto, não coloque de volta no guarda-roupas depois de usadas. O próprio suor ou gordura do corpo podem danificar as fibras além de causarem mofo e atraírem traças ou baratas.

Como solucionar?

Com exceção de calcinhas e cuecas, se você usou um look, mas não ficaram manchas, umidade ou odores, coloque as peças em um cabide e mantenha em lugar seco e arejado até que sejam usadas novamente.Roupas e organização

3- Trate cada tecido de forma única

Detalhe de grande relevância na hora de fazer a higiene ou guardar suas roupas é se atentar à composição do tecido. A divisão básica nesse caso é em natural (linho, algodão, lã) e sintético (poliéster, nylon, lycra) e ambos exigem atenção especial.

Como solucionar?

Em cada um dos casos, sempre que possível opte por água fria; com ela os riscos de deformação e manchas são menores.

Tecidos naturais: tem grandes chances de soltar tinta, por isso não devem ser lavados em água quente. Esfregar manualmente evita a formação de bolinhas no tecido. A primeira lavagem da peça, deve preferencialmente ser feita de forma individual devido ao risco de soltar tinta.

Tecidos sintéticos: A presença de calor deforma a maior parte dos sintéticos. Tanto na água quanto na hora de passar o ideal é evitar altas temperaturas.Máquina de lavar

4- Água e sabão

Por mais que você não se suje tanto ou que não haja mau cheiro, uma hora você vai ter que lavar as roupas. Nessa hora é que surgem dúvidas: posso colocar tudo na máquina? Tem que fazer algo antes de lavar? Qual o tipo de sabão?

Como solucionar?

Comece separando as peças a serem lavadas por categorias: claras, escuras e coloridas. Aproveite o processo e verifique os bolsos, fechos e etc.

Se tiver escolha evite a máquina de lavar e principalmente a torção em excesso ou centrifugação, pois o atrito pode danificar bastante o tecido. Peças delicadas ou com aplicações em pedras e similares devem ser sempre higienizadas delicadamente e à mão.

Dê preferência ao sabão neutro e evite ao máximo alvejantes, principalmente os que contem cloro.Máquina de lavar

5- Cuidados com a máquina

A manutenção da sua máquina deve ser periódica, e não apenas quando apresenta algum defeito. O acúmulo de sujeira, por exemplo, além de causar mau funcionamento pode danificar suas roupas.

Como solucionar?

Semanalmente (ou com maior frequência, dependendo da indicação do fabricante) faça a limpeza do filtro. Pelo menos a cada 6 meses faça uma higienização mais profunda utilizando água sanitária e neutralize o cloro residual ao final do processo colocando dois copos de vinagre de vinho branco nos compartimentos e ligando-a para fazer a função enxague.Etiqueta

6- De olho na etiqueta

Como já citamos antes, cada tecido e cor exigem cuidados específicos e não respeitá-los pode acarretar em manchas, mudanças na estrutura do tecido, furos e deformações.

Como solucionar?

Atente-se as indicações do fabricante e símbolos nas etiquetas. Não sabe o que eles significam? A parte 2 desse post vai falar justamente dos cuidados de limpeza e higienização e trazer um quadro com a tradução de todas essas figuras. Fique ligado para não perder nenhuma dica!

Quer ler as novidades antes de todo mundo? É só cadastrar seu e-mail aqui no final da página para não perder nenhuma atualização! Você ainda pode nos seguir nas redes sociais clicando nos ícones das barras lateral ou superior do blog.

Gostou das dicas? Esse foi só o primeiro post da série. Fiquem atentos às nossas atualizações e às próximas dicas e deixe seu guarda-roupas sempre com ares de novo!

Beijos,

Lu

Written By
Luíza Alves Oliveira tem 29 anos, apaixonada por moda, decoração e cultura pop é a idealizadora do Cadê Meu Chapéu?.
Receba as novidades antes de todo mundo. Cadastre seu e-mail!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


  1. Cecília Morgana em 14 de outubro de 2016

    Adorei as dicas! Uma coisa que sempre faço também é lavar as peças sempre com os botões e zíper fechados e do avesso. Assim não desbota a cor (principalmente se eu estender ao sol) e não desgasta estampas na hora de centrifugar na máquina.
    Beijos!
    http://www.caveiraseflores.com

    • Cadê Meu Chapéu? em 19 de outubro de 2016

      Ontem liberamos o segundo post dessa sequencia que incluem essas dicas e muitas outras! ;***

Comente pelo Facebook