Vestido estampado para casamento | Como usar
Publicado por: Jade Oliveira | 25/01/2016

Vestido estampado para casamento - Título

Desde que fizemos o post “Madrinha de casamento: 10 dicas para acertar na roupa“, não paramos de receber mensagens de leitoras com dúvidas sobre vestido estampado para casamento. Pensando nisso, resolvi juntar todas as perguntas que mais recebemos, e responde-las nesse post.

A escolha do vestido para um casamento começa pelo convite. Fique atenta às informações de local, horário, tipo de cerimônia (religiosa ou não) e dress code. Caso não haja nada sobre o dress code especificado no convite, ou a informação esteja muito vaga, o próximo passo é conversar com a noiva. Pergunte se ela tem alguma preferência de cor, se o casamento será simples ou sofisticado, e se ela tem alguma restrição contra estampas. Não precisa ter vergonha. É melhor perguntar e arrasar no look do que tentar adivinhar, e correr o risco de errar. Outra coisa que vale a pena ser perguntada, é quanto ao vestido da mãe da noiva, já que, a não ser que a noiva queira assim, uma madrinha jamais deve usar um vestido da mesma cor que o da mãe da noiva.

Caso a noiva permita o uso de estampa, voltamos às informações do convite para escolher a padronagem ideal, já que cada ambiente e horário pedem uma produção diferente.

Se o casamento for de dia:

Vestido estampado para casamento - De dia

As cerimônias durante o dia costumam ser menos formais, e, por isso, são ideais para quem gosta de vestidos com estampa, seja ela floral, geométrica étnica ou abstrata. Podem ser usados modelos curtos, midi ou longos, mas deve-se ter cuidado dobrado para que o look não fique simples demais, especialmente se você for madrinha. O tecido escolhido tem que ser nobre e de caimento leve,  mas sem muitos brilhos. E a estampa deve ter cores mais claras e alegres.

O cabelo e a maquiagem também devem ser simples e sofisticados. Um delineado gatinho ou esfumado marrom, combinados com um batom marcante, e um coque arrumadinho, formarão o visual perfeito.

Os acessórios também devem seguir essa linha de simplicidade, para não “competir” com a estampa, mas também precisam ser sofisticados. Uma boa dica com relação à cor dos acessórios, é apostar no prateado quando a maioria das cores da estampa forem frias, como azul e lilás, e no dourado quando a maioria das cores da estampa forem quentes, como vermelho ou laranja.

Nos pés, uma sandália nude de tiras ficará perfeita com qualquer estampa.

  • Na praia: Os casamentos na praia costumam ter um clima mais descontraído e alegre. Por isso, vestidos longos estampados, principalmente os com padrões florais ou tropicais, são um ótimo investimento.
  • Ao ar livre: Se cerimônia for ao ar livre, opte por um visual mais descontraído. Nada de modelos suntuosos, volumosos, com muito brilho e excessos.
  • No salão de festas: Caso o casamento vá acontecer num ambiente fechado, o look já pode ser um pouco mais sofisticado.
  • Na igreja: Se o casamento for acontecer em uma igreja, e durante o dia, prefira um vestido com decote pequeno e sem muitos recortes. Se você for madrinha, o cuidado é redobrado.

Se o casamento for a noite:

Vestido estampado para casamento - De noite

Quando o casamento é durante a noite, temos mais liberdade para ousar não só no modelo, mas também na estampa do vestido. A única exigência é que ele seja longo, mas podemos apostar em cores escuras, brilhos, fendas, decotes e modelos mais estruturados sem medo – desde que não saia muito do contexto do casamento, é claro.

Na maquiagem, também podemos apostar em produções mais ousadas. O esfumado marrom pode ser substituído pelo preto, a sombra matte pode ser substituída pela cintilante, e por aí vai.

Os acessórios, tem que ser ainda mais discretos, já que a tendência é que os vestidos sejam ainda mais chamativos.

Quanto ao sapato, as sandálias de tiras ainda são as preferidas, mas agora o nude pode ser substituído pelo preto, por alguma cor mais chamativa e até mesmo pelos metalizados.

  • Na praia: Mesmo não sendo muito comuns, há quem faça casamento na praia durante a noite. Nesse caso, você ainda pode usar todas as coisas citadas a cima, mas um modelo de caimento fluido e com brilhos mais delicados se “encaixa” melhor ao estilo da festa. Ah, e lembre-se que você estará andando na areia, portanto, nada de saltos altos ou finos.
  • Ao ar livre: Cerimônias ao ar livre têm um código de vestimenta bem semelhante ao das realizadas na praia, porém, um pouco menos descontraído. Isso significa que você pode escolher um modelo com um pouco mais de brilho, e com modelagens um pouco mais trabalhadas.
  • No salão de festas: Quando a festa se dá em um salão fechado, e a noite, pode de tudo! Muito brilho, decotão, fenda, transparência, paetês… A única coisa que não vale, é roubar o brilho da noiva, haha.
  • Na igreja: Caso o casamento se inicie com uma cerimônia na igreja, e depois passe para uma festa em outro local, os decotes, fendas e transparências podem aparecer, mas não devem ser exagerados. E, se você for a madrinha, essa regra deve ser levada ainda mais a sério. Caso se apaixone por um modelo com um decote mais generoso, aposte em echarpes, estolas e boleros durante a cerimônia religiosa.

Outra coisa muito importante, independente do horário do casamento, é sempre levar em consideração o seu tipo físico!

Se você for gordinha:

Vestido estampado para casamento - Plus size

Caso você seja mais gordinha, uma boa aposta são os vestidos mais soltinhos e fluidos. Caso você se sinta melhor com um modelito mais estruturado, aposte nos que marcam a cintura, e tenham a saia mais rodada.
Quanto às estampas, dê preferência às que tem o fundo escuro, ou às localizadas. Um modelo com a parte de cima estampada e a saia lisa, ou com estampa apenas na barra vão ficar lindos em você! Outras boas dicas são procurar padronagens com uma cor predominante, onde o fundo não contraste tando com o “desenho”, e escolher estampas maiores. Elas darão a impressão visual de que você é mais magra.

Se você for baixinha:

Vestido estampado para casamento - Baixinhas

Para as baixinhas, a melhor opção de vestido estampado para casamento são os com decote em v, mais fluidos, e com padronagem em uma única paleta de cores. Outra boa ideia para não encurtar a silhueta, são as estampas pequenas ou homogêneas. Se o fundo for claro, melhor ainda! Fendas também são muito bem vindas, já que quanto mais pele à mostra, mais alta você vai parecer.

Na hora de ajustar a barra do vestido, não esqueça de colocar o sapato – de salto – que você for usar na festa. A barra deve ficar rente ao chão para que você pareça ainda mais alta.

Gostaram das dicas? Quem ainda tiver alguma dúvida sobre vestido estampado para casamento, é só mandar nos comentários, que a gente responde tudo!

Beijos,

Jade

Written By
Jade Alves Oliveira tem 21 anos, é a irmã mais nova, mora em Palmas e cursa Arquitetura e Urbanismo.
Receba as novidades antes de todo mundo. Cadastre seu e-mail!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


  1. Regina em 21 de junho de 2017

    Vou a um casamento em BH 15/07 em uma fazenda muito chique vou de chapéu mais ao entardecer muito frio posso usar estola com chapéu?

Comente pelo Facebook