Co-wash: lavando os cabelos sem shampoo
Publicado por: Lu Alves | 19/01/2015

Co-wash | Yamasterol | Levando os cabelos sem shampoo | http://cademeuchapeu.com

A dica de beleza de hoje vai principalmente (para não quer dizer exclusivamente) para as meninas que tem cachos. Recebemos há algumas semanas da Yamá o famoso e tão querido Yamasterol, mas ele veio em uma nova versão, de embalagem rosa, feito especialmente para a técnica de Co-Wash. O que isso significa? Confessamos que também não sabíamos a princípio, por isso levamos um pouco mais de tempo pra pesquisar, testar e poder trazer informações sólidas sobre essa técnica.

Co-wash é a abreviação de “conditioner washing”, que traduzido seria “lavar com condicionador”. Sim, nós não estamos loucas, lavar os cabelos com o condicionador apenas, sem usar shampoo (No-Pow) ou usando em menor quantidade e com produtos que contenham o máximo sulfatos fracos, que listaremos pra vocês (Low-Pow).

Ao contrário do que as pessoas pensam o condicionador tem sim o poder de limpar os fios, desde que ele seja próprio para esse fim (como o da Yamá), ou seja, desde que não contenham siliciones insolúveis, óleos minerais, sulfatos (detergentes) e derivados de petróleo.

– Mas por que substituir o shampoo e o condicionador normal?

A princípio a técnica foi desenvolvida para quem tem cabelos com ondas, crespos ou cacheados e com fios mais grossos, já que por natureza são mais secos que os lisos e finos. O uso do shampoo abre a fibra capilar, causando mais ressecamento, então no co-wash as impurezas são retiradas através da massagem que se faz com os dedos no couro cabeludo e fios, que permanecem com suas cutículas seladas, mas são limpos e tratados da mesma forma.

– Meu cabelo é liso e fino, posso utilizar essa técnica?

Bom, segundo as matérias de especialistas na área que usamos como base para tratar do assunto, essa técnica só valerá para cabelos lisos e finos se o grau de ressecamento for muito alto, isso porque caso contrário o cabelo pode ficar com a aparência opaca, fios oleosos e aspecto sujo, podendo inclusive levar ao aparecimento de caspas e aumentando a proliferação de fungos.

– Quais são os componentes que não podem ser usados no co-wash?

Encontramos uma lista em alguns sites que tratam sobre o assunto que contém os nomes pelos quais você deve procurar na parte de composição dos produtos:

Silicones Insolúveis: Trimethylsilylamodimethicone, Amodimethicone, Cyclopentasiloxane, Cyclomethicone, Dimethicone, Cetyl Dimethicone, Cetearyl Methicone, Dimethiconol, Stearyl Dimethicone, Phenyl Trimethicone, Simethicone, Polydimethylsiloxane, Methicone, Dimethylpolysiloxane.

Óleos Minerais: Petrolatum/petrolato, Mineral Oil/óleo mineral, Parafinum Liquid/parafina líquida, Vaselina, isoparafina e isododecane.

Sulfatos Fortes: Sodium Laureth Sulfate, Sodium Myreth Sulfate, Sodium Lauryl Sulfate, Ammonium Lauryl Sulfate, Ammonium Laureth Sulfate, Sodium C14-16 Olefin Sulfonate, TEA Lauryl Sulfate, TEA-dodecylbenzenesulfonate, Sodium Alkylbenzene Sulfonate, Ammonium or Sodium Xylenesulfonate. (Evitados no No e Low Poo)

Sulfatos Fracos: Sodium Cocyl Isethionate, Sodium Lauryl Sulfoacetate, Sodium Socoyl (or lauryl/lauroyl) Sarcosinate, Ethyl PEG-15 Cocamine Sulfate, Dioctyl Sodium Sulfosuccinate, Sodium Lauryl Glucose Carboxylate, Methyl Cocoyl or Lauryl Taurate – mild, derived from coconut fatty acids, Sodium Cocoyl Glycinate. (Esporadicamente utilizados do Low Poo)

– Tendo encontrado o produto ideal, como farei o processo de lavagem?

Em primeiro lugar, certifique-se de não ter vestígios nos cabelos dos produtos que listamos aqui em cima. Caso haja, você terá que eliminá-los. Com os fios molhados, aplique o condicionador co-wash na mesma quantidade que você usaria de shampoo e massageie da raiz as pontas suavemente. Enxague bem, retirando todos os resíduos e seque.

– Posso abandonar de vez a lavagem com outros produtos?

Segundo especialistas, a resposta é não. O ideal é que haja um cronograma capilar, onde se intercalem as técnicas. Após algum tempo o co-wash começará a deixar o cabelo pesado e com aspecto sujo, devido ao excesso de hidratação. Com base nesse período (entre o início do uso e a época em que ele começa a exceder na oleosidade) você pode estabelecer dias para lavar com outros produtos que façam uma limpeza maior nos fios, como os shampoos.

✦ Gostaram? Quem aí é crespa e já está querendo testar a técnica?

Written By
Luíza Alves Oliveira tem 30 anos, apaixonada por fotografia, moda, decoração e cultura pop e é a idealizadora do Cadê Meu Chapéu?.
Receba as novidades antes de todo mundo. Cadastre seu e-mail!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


  1. Geovana Specalski em 25 de janeiro de 2015

    Nossa, bem legal essa função dele, e é tão baratinho né? hehe
    Tenho cabelos lisos, mas já vou comunicar azamiga cacheadas xD
    Beijos.

    Diva de Brechó

  2. Angela em 30 de novembro de 2016

    Onde comprar aqui em Palmas? D:

    • Cadê Meu Chapéu? em 21 de dezembro de 2016

      Em lojas especializadas como a Nova Cosméticos, Gata Cosméticos ou Bazar Ohkubo você encontra :DD

Comente pelo Facebook