Do tempo da minha vó: Esfoliantes caseiros
Publicado por: Cadê Meu Chapéu? | 04/04/2013

Rosto

Quem nunca seguiu uma receita milagrosa da avó para ter a pele perfeita que atire a primeira pedra.

Essa aqui é uma seleção mais que especial de receitas infalíveis para esfoliar e hidratar a pele do corpo e do rosto, testadas e publicadas pela renomada revista norte americana, Time.

Pele

Para o corpo:

Pele seca e com a textura áspera é um super incômodo, não é?! Para isto, especialistas indicam hidratantes mais concentrados, a base de uréia, e alguns esfoliantes para remover as células mortas. Porém, nada como receitas naturais que podem ajudá-los a retirar aquela “crosta” que tanto te incomoda.

Dica 1: a esfoliação não é indicada mais de duas vezes por semana, pelo fato da sua pele não conseguir criar novas células em um espaço de tempo tão curto. Por isto, opte por esfoliações leves uma vez por semana. Já é o suficiente.

Dica 2: quando for esfoliar, não esfregue muito a pele! Isto porque você pode maltratá-la e não melhorar o aspecto, ficando super suscetível aos danos nocivos dos raios ultravioletas.

No geral, os esfoliantes caseiros contêm duas partes de grão (geralmente sal ou açúcar) e uma parte de óleo (como o óleo de coco ou azeite). Assim, fica mais fácil de fazer a mistura que bem entender.

Uma boa quantidade é de ¼ de xícara de óleo e ½ xícara de grão. O açúcar mascavo ou o sal marinho tendem a funcionar melhor, pois a espessura deles é mais grossa, com um ar mais suave! Isto não significa que o sal e açúcar convencionais não funcionem, pelo contrário, resolverão muito dos seus problemas. Farinha de linho, café ou aveia também funcionarão.

Quando for passar sua receita caseira, esfregue em movimentos circulares e enfoque nos joelhos, pés e cotovelos. Não insista em somente uma região, pois pode irritar a pele.

Algumas receitas de esfoliantes para sua pele:

Baunilha

– Esfoliante de Baunilha (livre de óleo)

Para uma opção livre de óleo, use um garfo para misturar ½ xícara de açúcar mascavo e 1 banana amassada. Adicione uma gota de extrato de baunilha. Benefícios: banana é um ótimo hidratante natural!

Limão

– Esfoliante de Limão

Coloque ¼ de xícara de óleo e ½ xícara de açúcar ou sal. Adicione as raspas e o suco 1 limão. Benefícios: além da essência divina, o limão tem qualidades adstringentes e pode ajudar a dar um brilho para sua pele.

Café moído

– Esfoliante de Café

Coloque ¼ de xícara de óleo e ½ xícara de açúcar ou sal. Adicione 2 colheres de sopa de café moído. Benefícios: o café é uma importante fonte de antioxidantes – principalmente polifenóis e cafeína – o que pode reduzir o inchaço. As propriedades antioxidantes do café permanecem após a fervura!

Aveia e leite

– Acalmando e esfoliando a pele com Leite e Aveia (livre de óleo)

Para uma esfoliação menos intensa, coloque ½ xícara de aveia e ¼ de xícara de leite integral (o teor de gordura vai ajudar a hidratar). Benefícios: a aveia tem propriedades antioxidantes e antiinflamatório, ajudando a soltar a pele morta de forma muito mais suave do que a esfoliação mais intensa. Sabe-se que, durante séculos, a aveia tem sido usada para acalmar a pele por causa de seus polifenóis (um tipo de antioxidante).

Rosto

Para o rosto:

As máscaras faciais são ótimas para uma hidratação mais profunda da pele. Os ácidos naturais encontrados em algumas frutas, como mamão, abacaxi e limão, também funcionam como esfoliantes suaves. O melhor é que estas máscaras são totalmente comestíveis!!!

É super simples o preparo. Lembre-se que depois de colocar a máscara no rosto, deixe-a de 15 a 30 minutos! Evite a região dos olhos e lábios.

Algumas receitas de máscaras para seu rosto:

Abacate

– Máscara de Abacate e Mel

Triture ou amasse meia colher de sopa de abacate e uma de mel. Benefícios: o mel é rico em antioxidantes, como ácidos fenólicos e flavonóides, e pode também ajudar com acne, pois é um agente antimicrobiano, enquanto o óleo de abacate ajuda a hidratar.

Iogurte natural

– Máscara Iogurte e Melancia

Amasse ½ xícara de pedaços de melancia e misture com 3 colheres de sopa de iogurte natural. Benefícios: o iogurte ajuda a acalmar e hidratar a pele irritada e com queimaduras, bem como clarear a pele. O ácido láctico, um ácido natural, funciona como um agente esfoliante e ajuda a pele ficar mais suave, podendo até melhorar os sinais de envelhecimento. A melancia é uma boa fonte de vitamina C, que ajuda a produzir colágeno e deixa a pele mais macia.

Mamão e abacaxi

– Máscara de Frutas Tropicais

Triture ou amasse uma pequena quantidade (3 colheres de sopa) de mamão e adicione 2 colheres de sopa de suco de abacaxi. Benefícios: as duas frutas contêm enzimas que  retiram as células mortas.

Abóbora

– Máscara de Abóbora

Misture 3 colheres de sopa de purê de abóbora com 1 colher de chá de mel, 1 colher de chá de leite e uma pitada de canela. Benefícios: a abóbora tem uma forma natural de ácido salicílico, que ajuda a limpar e melhorar o aspecto da pele manchada. A canela pode também ajudar no envelhecimento, por ter ação antiinflamatória e antioxidante.

Lavando o rosto

 Fotos: Google Imagens

Após esses processos, sempre lave bem a pele com água fria, para fechar os poros e diminuir uma possível vermelhidão.

Quem gostou das dicas? Qual delas você acha que funciona melhor?

Written By
Por Lu Alves • Blogger ?? • Moda • Beleza • Cotidiano • Dicas e tutoriais autorais •
Receba as novidades antes de todo mundo. Cadastre seu e-mail!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


  1. Beatriz Larrat em 5 de abril de 2013

    Que legal essas dicas!
    Algumas eu ainda não conhecia (:
    Beijos!
    http://pandainvertido.com/

  2. Geovana Cybele em 5 de abril de 2013

    Adorei as ideias e dicas!

    Beijos…
    http://www.gostofashion.blogspot.com.br

  3. Michelle em 8 de abril de 2013

    Meninas, o blog de vcs é lindo! Amei as dicas!
    Obrigada pela visita, estou curtindo a page do
    blog!
    Beijos, vamos manter contato!

    • Cadê Meu Chapéu? em 8 de abril de 2013

      Obrigada. Que bom que curtiu, pois fazemos o blog com todo carinho.
      Manteremos contato com certeza. Beijos!

  4. Juliana em 23 de setembro de 2016

    Adorei as dicas 🙂

Comente pelo Facebook