Inspiração + D.I.Y. Caveirismo
Publicado por: Cadê Meu Chapéu? | 27/11/2012

tumblr_lzuu1giUHI1r5uxgco1_400

Hoje viemos para falar de uma das mais presentes tendências em questão de moda: o Caveirismo.

Existe toda uma simbologia cultural por trás do uso de caveiras. Pode-se interpretar como um símbolo de morte ou de renascimento. No México, por exemplo, as caveiras são utilizadas no Dia dos Mortos (finados), pois eles acreditam que nesse dia as almas dos mortos visitavam seus parentes, o que fez com que, para os mexicanos a caveira se tornasse símbolo de vida.

Pode haver também outros tipos de interpretação, dependendo do país, crença e estilo da pessoa: no gótico e em alguns grupos urbanos significam o mórbido, já para os que curtem rock, simboliza a igualdade, o que todos somos por baixo da aparência.

Na pintura é conhecida como “vanitas” ou seja, simboliza a vaidade vã e efêmera do homem, cujo destino certeiro é a morte. Também é associada a máxima latina “memento mori”,”lembra-te que morrerás

Algum tempo atrás o estilista Alexander McQueen levou às passarelas lenços, joias, peças de vestuário e em suas famosas clutches que continham caveiras. Mas a grande explosão veio com o brasileiro Alexandre Herchcovitch que em 2010 desfilou modelos de rostos maquiados com caveiras para exibir sua linha masculina de inverno e no Fashion Rio 2012, apresentou peças em tricô com caveiras mexicanas bordadas.

Fotos: Lookbook

As peças com caveira tem versões ousadas e na maioria das vezes nada mórbidas. Vêm com brilho, cores, acompanhadas elementos como laços, estrelas, flores e dando um ar mais despojado e alegre ao look.

Aqui vão mais alguns acessórios e sapatos que se incluem nessa tendência e podem ser uma escolha pra quem tem medo ou receio de usar nas peças de roupa!

OBS: não é só porque uma peça tem um detalhe em caveira que vai ser bonito ou estar na moda. É sempre bom estar atento pra não passar de fashion a brega por julgar que a estampa ou aplicação salvam um corte horrível ou uma peça mal feita.

Fotos: Google Imagens

Como pedido de desculpas pelos problemas que tem nos impedido de postar diariamente aqui no blog, resolvemos colocar junto com o post um tutorial auto explicativo de como fazer uma camisa com recorte de caveira! É só desenhar o modelo centralizado na parte de trás camisa e recortar!

Fotos: Google Imagens

Quem aí já é adepta? Quais peças vocês tem?

Written By
Por Lu Alves • Blogger ?? • Moda • Beleza • Cotidiano • Dicas e tutoriais autorais •
Receba as novidades antes de todo mundo. Cadastre seu e-mail!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


  1. Letícia Almeida em 7 de março de 2013

    Sou apaixonada por caveiras. Tipo, muito mesmo. Desde brincos, blusas, anéis, tudo! Estou louquinha por uma bolsa-carteira de caveira *-*

  2. Jessica Caiado em 22 de março de 2013

    Adorei tudo *_*
    Apaixonada por caveiras tbm 😉

Comente pelo Facebook